Esporte beach tennis: Sua história e principais fundamentos

história do beach tennis

O beach tennis surgiu por volta de 1987 na região de Ravennana, na Itália. A partir de 1996, o esporte começou a ganhar profissionalismo, e ao longo dos anos, ele se tornou uma combinação envolvente de tênis tradicional, vôlei de praia e badminton, adaptando suas regras e práticas. De acordo com a ITF, mais de meio milhão de pessoas em todos os continentes, independente de gênero e idade, praticam essa modalidade.

No Brasil, o beach tennis foi introduzido em 2008, no estado do Rio de Janeiro. Desde então, ele vem crescendo rapidamente, expandindo para outras cidades costeiras brasileiras e alcançando até lugares não litorâneos, como Belo Horizonte, Brasília e Araraquara. Entre as áreas com maior número de praticantes estão Rio de Janeiro, Fortaleza, Santos, Vitória, Florianópolis, Porto Alegre, Mogi das Cruzes, Guarujá, João Pessoa, Salvador, Campina Grande, Cachoeira de Itapemirim, Novo Hamburgo, Natal, Brasília, Maringá e São Paulo. Hoje, de acordo com a ITF, o Brasil é a segunda maior potência mundial nesse esporte, ficando atrás apenas da Itália, o país onde tudo começou.

No cenário brasileiro, a Confederação Brasileira de Tênis é responsável por regular a prática do esporte. Apesar de relativamente recente no país, o beach tennis brasileiro já conquistou feitos notáveis, como o terceiro lugar no Campeonato Mundial em Ravenna (2008), o primeiro lugar na Copa das Nações em Aruba (2010), o título mundial por equipes (2013, 2018, 2019 e 2021), o título mundial feminino em Cervia (2016 e 2019), o título Sul-Americano (2014 e 2019), o título Pan-Americano (2013, 2014, 2015, 2019, 2021 e 2022) e o título dos ANOC Beach Games (2019).

O sucesso do beach tennis no Brasil e no mundo deve-se à facilidade de aprendizado e à diversão que proporciona, mesmo para iniciantes. Além disso, é uma excelente opção para melhorar a aptidão física e cuidar da saúde.

Uma das pioneiras dessa modalidade no Brasil foi a tenista Joana Cortez, bicampeã pan-americana. Ela conquistou seu primeiro torneio em setembro de 2010, em Nova York, tornando-se a primeira atleta “não italiana”, junto com Samantha Barijan, a alcançar o topo do ranking mundial. Outro destaque foi Vinícius Font, também carioca, que alcançou a posição número um.

No Brasil ocorreu em Florianópolis o primeiro torneio, em dezembro de 2010, com 36 inscritos. Na semana seguinte, o Rio de Janeiro sediou o segundo campeonato no país. Desde então, o esporte se popularizou no Brasil, e a CBT estima que haja cerca de 1,1 milhão de praticantes atualmente (2023).

O que é beach tennis

O beach tennis é um esporte jogado numa quadra de areia, envolvendo raquete, bola e rede. Ele pode ser jogado tanto em partidas individuais quanto em duplas. A meta é passar a bola sobre a rede com apenas um toque, evitando que ela toque o chão do seu lado da quadra.

Diferenças entre beach tennis e tênis tradicional

Para começar, uma das principais distinções entre esses dois esportes reside no ambiente de jogo. Enquanto o tênis pode ser disputado em superfícies como lisa, saibro ou grama sintética, o beach tennis, como o próprio nome sugere, deve ser jogado na areia.

Importante ressaltar que não se trata de qualquer tipo de areia; ela é fina, permanece fresca ao toque e a quadra geralmente conta com um sistema de drenagem para evitar encharcamento em caso de chuva.

Devido à diferença na superfície, no beach tennis, se a bola tocar o solo do seu lado da quadra, o adversário conquista pontos. Enquanto que no tênis, é permitido deixar a bola quicar uma vez no chão antes de ser rebatida para o outro lado da rede.

Outras disparidades estão relacionadas aos equipamentos utilizados em cada esporte. As raquetes e bolas são distintas para cada modalidade. Além disso, diferentemente da rede no tênis, que fica junto ao chão, a do beach tennis deve ter uma altura mínima de 1,70 metros.

Como jogar beach tennis

As regras principais no beach tennis são diretas. No entanto, olhando além disso, para aqueles que desejam abordar o esporte com mais profundidade do que apenas diversão, e até mesmo participar de torneios, mesmo como iniciantes, é fundamental prestar atenção às técnicas e à postura correta.

Existe uma maneira adequada de segurar a raquete, aguardar o saque, golpear a bolinha, movimentar-se pela quadra e sacar. É por isso que contar com um instrutor competente é essencial, alguém que possa guiar os alunos nesse processo de aprendizado.

Como mencionado, a ITF (Federação Internacional de Tênis) regulamenta o esporte a nível global e estabeleceu as regras padrão.

Objetivo

O jogo inicia sempre com o saque e o ponto é concluído quando a bola toca o chão. O objetivo do jogador é enviar a bola para o lado oposto da rede, preferencialmente, criando um desafio para a resposta do adversário.

Para ganhar o ponto, é válido fazer o oponente se movimentar para alcançar a bola ou aplicar mais potência na batida da raquete, por exemplo.

Pontuação

A forma de pontuação no beach tennis se assemelha bastante à do tênis convencional. O desfecho do jogo é determinado pela contagem de games e sets. Cada game é constituído por quatro pontos, seguindo esta sequência:

  • O primeiro ponto: marcado como 0 no placar, depois avança para 15;
  • O segundo ponto: do 15 passa para 30 no placar;
  • O terceiro ponto: seguindo o 30, atinge 40 no placar;
  • O quarto ponto: conquista um game.

O vencedor do set é aquele que alcançar seis games primeiro, com pelo menos dois games de vantagem sobre o adversário. Para vencer a partida, é necessário triunfar em dois de três sets jogados. Vale lembrar que, no desempate chamado de tie-break, quem obtiver sete pontos primeiro, com uma diferença de dois pontos, é o vencedor.

Saque

O saque no beach tennis pode ser executado de duas maneiras: com o movimento de esticar o braço por cima da cabeça ou com o braço posicionado mais baixo. Em partidas oficiais da categoria mista, os homens têm a regra de sempre sacar de baixo. Quando há uma disputa entre duplas, em cada game, um jogador da dupla assume a responsabilidade do saque.

Diferentemente do tênis tradicional, no beach tennis não há um lado específico para o jogador realizar o saque. Além disso, não há a limitação de correr para sacar, e é permitido realizar o saque de qualquer ponto atrás da linha do fundo da quadra.

Conclusão

Percebe como o beach tennis oferece uma excelente oportunidade para quem busca exercitar-se e se divertir simultaneamente?

Este esporte inovador traz consigo uma série de vantagens para qualquer pessoa que deseje movimentar-se. Há várias alternativas semelhantes disponíveis, que você pode explorar na plataforma da Sympla.

Saiba mais sobre as regras do beach tennis.

Como escolher raquete de beach tennis

As melhores raquetes de beach tennis

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Tags
4 Raquetes de Beach Tennis com melhor custo-benefício altura da rede beach tennis Aprimorando o saque no Beach Tennis: Dicas e Exercícios As 4 Melhores Raquetes Beach Tennis Shark beach-tennis-para-grávida beach tenis e a terceira idade Beach Tennis: Lista completo do que usar Beach tennis e futevôlei beach tennis emagrece? beach tennis e pilates beach tennis e tenis tradicional beach tennis para idosos benefícios em jogar beach tennis categorias do beach tenns como escolher a melhor raquete para beach tennis Como Jogar Beach Tennis Como jogar beach tennis iniciante Day use beach tennis: Como funciona? Desvendando Mistérios do Beach Tennis: Dicas Preciosas para uma Combinação Eficiente de Saques Dicas essenciais para iniciantes no Beach Tennis Drills beach tennis Escolhendo a Melhor Raquete para Iniciantes Estratégias poderosas para aprimorar suas Curtas no Beach Tennis história do beach tennis hérnia de disco e beach tennis Investimento e Lucratividade de quadra de beach tennis lesões no joelho medidas da quadra de beach tennis o que se usa no beach tennis padel e beach tennis pontuação beach tennis Principais Fundamentos do Beach Tennis Principais Regras e Torneios Qual melhor raquete de beach tennis fibra de vidro ou carbono Ranking Melhores Jogadores de Beach Tennis Raquete beach tennis carbono 3k e12k: Qual a melhor? Raquete Beach Tennis Kevlar Raquete camewin é boa? RAQUETE DE BEACH TENNIS SPEKTRO 6.0 BT raquete de fibra de carbono raquetes 3k beach tennis Raquetes mais cara e mais vendida de beach tennis Regras beach tennis saque beach tennis saque no beach tennis

26 comentários em “Esporte beach tennis: Sua história e principais fundamentos”

Deixe um comentário