Navegue por aqui
O beach tennis é um esporte surgido na Itália em meados dos anos de 1980 e desde então vem se tornando cada vez mais popular ao combinar a dinâmica do tênis clássico com a descontração das praias. O diferencial do beach tennis é a sua simplicidade, uma vez que a quadra é menor do que a do tênis de quadra tradicional, e o fato de ser muito convidativo a jogadores iniciantes e que desejam jogar com um parceiro em duplas.
As raquetes de beach tennis não possuem cordas e a bola é semelhante a do tênis clássico, porém com menos pressão. Ao contrário do tênis de quadra, no beach tennis a bola não pode tocar o solo nenhuma vez. Embora possa ser jogado individualmente, é comum vermos o beach tennis ser jogado em duplas, dado o seu caráter naturalmente amistoso e convidativo às duplas, embora existam competições a nível nacional e internacional para aqueles que desejam se aprofundar no esporte a nível amador ou mesmo profissional.
Em níveis mais avançados, o beach tennis exige reflexos rápidos e agilidade para devolver a bola na quadra adversária antes que toque a areia, tornando o jogo mais rápido. Para os que não desejam se aprofundar a um nível competitivo, o beach tennis também é ideal pois promove a sociabilidade e o bem-estar físico ao movimentar todo o corpo durante as partidas. Além disso, o beach tennis muitas vezes é praticado ao ar livre, principalmente em países tropicais como o Brasil, tornando um esporte naturalmente praiano e que promove a obtenção de luz solar, que está diretamente ligada com a sensação de bem-estar.
Ou seja, o beach tennis é um esporte que proporciona prazer em todos os níveis para qualquer estilo de jogador, desde aqueles que desejam diversão ao jogar na praia e fazer novas amizades, até os jogadores que buscam se aprofundar nas técnicas do esporte e jogar a nível competitivo. De uma forma ou de outra, o beach tennis veio para ficar, e está ganhando cada vez mais adeptos pelo mundo.
Regras básicas do jogo
O beach tennis possui algumas regras que o distingue do tênis convencional, dadas as diferenças entre o ambiente praiano e a quadra de areia. As principais regras são:
A quadra, que tem dimensões de 16 metros de comprimento por 8 metros de largura, é marcada por uma rede posicionada a uma altura intermediária de 1,70m entre as redes de tênis e vôlei de praia. O beach tennis pode ser praticado em simples, masculino ou feminino, ou também em duplas, masculinas, femininas ou mistas. A rede não pode ser tocada pelos jogadores durante a partida.
A bola, embora similar à bola de tênis, é menos pressurizada para controlar sua velocidade durante o jogo. As raquetes são feitas em EVA, sem cordas, e possuem furos para diminuir a resistência do ar. Raquetes com mais furos permitem mais potência nos golpes
O saque é um elemento fundamental dos esportes com raquete, e no beach tennis não poderia ser diferente. Nesse esporte, o saque deve ser realizado a partir de trás da linha de fundo da quadra. O jogador deve executar o saque sem ultrapassar a linha de fundo e sem tocar a linha lateral. Nas duplas mistas, o homem deve sempre sacar por baixo.
A cada seis jogos completos, as equipes trocam de lado na quadra para manter as condições equitativas para ambas. A dinâmica do jogo consiste na bola sendo trocada entre as equipes, onde apenas um toque por equipe é permitido antes de devolvê-la ao campo adversário. A bola não deve tocar na areia.
A pontuação segue um sistema semelhante ao do tênis tradicional, sendo contada em cada game por 15, 30, 40 e vitória do game. Porém, ao contrário do tênis de quadra, no beach tennis não há sistema de vantagem para ganhar um game. Uma partida de beach tennis normalmente se desenrola em formato de melhor de três sets. A equipe que ganhar dois sets primeiro é declarada vencedora do jogo.
Classificações e federação
Existem diferentes categorias no beach tennis: duplas, duplas mistas e simples, Master +40, +50, sub 14 e mista sub 12. O torneio brasileiro de beach tennis é regulado pela da CBBT (Confederação Brasileira de Beach Tennis) e é disputado no formato de duplas masculinas, femininas, mistas, simples.
O tênis de praia é ótima atividade aeróbica e contribui para o condicionamento cardiorrespiratório e para a sociabilização; saiba mais
O beach tennis é um esporte diferenciado pois além de proporcionar momentos de descontração e sociabilidade, também exige a movimentação de diversos músculos do corpo, tornando um esporte aeróbico ideal para emagrecimento e condicionamento físico.
Característica dos esportes com raquete, os golpes rápidos no beach tennis também proporcionam um aumento da agilidade e reflexos para tomada de decisões. A movimentação constante funciona como um exercício de fortalecimento do sistema cardiorrespiratório. Sendo um esporte naturalmente praiano, o beach tennis proporciona luz solar abundante, favorecendo a produção de serotonina, dando aos jogadores a sensação de bem estar após a prática.
Treino para atletas
Para aqueles jogadores que desejam se aprofundar no esporte e chegar a competições de nível amador ou profissional, existem treinos específicos que deverão condicioná-los e tornálos aptos a competirem. É necessário que estes jogadores pratiquem ao menos três vezes por semana. O condicionamento muscular também é importante, com treinos de fortalecimento e resistência. O domínio das técnicas como o lob, gancho e principalmente o saque são essenciais para o jogador que deseja evoluir nesse esporte e chegar ao nível competitivo.
11 comentários em “Regras do beach tennis”